3 dicas infalíveis para uma entrevista de emprego

Tá desempregado? Não dá para perder uma oportunidade de entrevista, na empresa dos seus sonhos, não é mesmo? Então, veja essa ajudinha que preparamos para você:

Roupas

Lembre-se você não está indo para uma festa e, sim, para uma entrevista de emprego. Justamente por isso, se você é mulher não use salto alto, pois sabe se lá se irá deparar com uma dinâmica de grupo, em que o salto possa te desfavorecer. A sugestão é usar blusa sem decote, sapato médio para baixo e saia na altura do joelho. Evite perfumes doces, brincos grandes demais e pulseiras barulhentas. Lembre-se que a entrevista é formal, use então coisas mais sóbrias e formais.

Para os homens a indicação é uma roupa social, como: sapato bem limpo, de preferência engraxado; calça jeans de cor escura evite as de cores claras. Camisa bem passada e nada de coisa florida ou cores fortes.

Pontualidade e Educação

Se a entrevista estiver marcada para as 9h, por exemplo, chegue com no mínimo 30 minutos de antecedência. A pontualidade é essencial, isso mostra que você se preocupa com o horário, com os compromissos e, principalmente, que respeita os outros. As cidades grandes já estão bem complicadas de se locomoverem, então, não saia de última hora. Caso não saiba com precisão o local da entrevista, um dia antes abra mapas na internet, tira dúvidas, pergunte, veja o ônibus certo, enfim, se prepare. Se realmente você se preparou, mas o trânsito realmente não ajudou, ligue e diga que você se atrasará. Este gesto demonstra que você é educado, preparou para lidar com eventualidades e também é organizado.

Já foi o tempo em que pessoas com alto conhecimento técnico valiam muito, hoje em dia, pessoas com educação, gentileza e valores, são bem mais vistas no mercado, então, seja educado, cumprimente a todos. Gentileza gera gentileza! Sorria e seja cordial.

Seja interessante

Não seja arrogante! Se você se parece uma pessoa tão boa, mas tão boa, mas tão boa; qual o motivo que te leva a estar desempregado? Então, cuidado! Seja positivo, demonstre conhecimento e, principalmente, demonstre que pode aprender a cada dia e, não que sabe tudo. Uma pessoa arrogante acaba criando antipatia e, tenho certeza que você não quer isso em uma entrevista de emprego. Afinal, ninguém sabe tudo desta vida.

O lado contrário desta situação é tentar se esconder durante a entrevista. Se temos o arrogante que sabe tudo e quer aparecer demais, o candidato fujão também não é interessante e perde pontos. Este tipo de candidato é aquele que não se prepara, não entra no site da empresa e observa todos os detalhes, produtos e serviços que ela fornece, é aquele que se apresenta tímido demais, frágil e até faz papel de vítima. Saiba o que você está falando, procure saber a respeito da empresa antes de ir em uma entrevista, fique o mais confortável possível, tentado passar sua experiência profissional.

Não se deixe mostrar uma pessoa que a vida o deixou levar, igual aquela música do cantor Zeca Pagodinho, demonstre que você é grato pelas oportunidades que apareceram na sua vida e tentou ao máximo fazer escolhas certas.

Último ponto e, importantíssimo, nunca mentir. É uma falta grave com direito a expulsão do meio de campo. Os recrutadores acabam descobrindo a verdade e você estará em uma situação horrível. Caso tenha errado na vida, diga que errou, mas já demonstre as atitudes que você fez para corrigir estes pontos falhos. Boa sorte!

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS