03 motivos para fazer um MBA em Finanças?

A maioria das instituições chamam os seus programas de pós-graduação de MBA, mas você sabe o que isso significa?

 

Um MBA é um programa de pós-graduação que direciona as disciplinas para áreas administrativas e gerenciais das empresas.  O curso, geralmente, traz uma visão aprofundada do universo corporativo, como gerenciar, administrar e alavancar o sucesso de negócio.

 

Um MBA é uma forma de realizar um estudo específico por meio do alinhamento entre conceito e prática, por isso é tão importante verificar se as disciplinas estão realmente alinhadas às atividades realizadas dentro das organizações, assim como se possuem trabalhos práticos a cada eixo de atuação.

 

Além disso, no caso do MBA em Finanças é possível identificar outros 03 motivos que fazem com que o investimento na área financeira, seja prioridade para 2019.

 

01 – Uma das profissões que mais se encontram em alta no mercado em 2019;

Desde 2018 que a área financeira vem sendo colocada como uma daquelas que mais crescimento terá nos últimos anos.

 

E essa tendência se consolidou para 2019, segundo estudos da Michael Page e Page Personnel, identificadas como maior possibilidade de demanda a partir de análises de mercado e expectativa de contratações das empresas para o próximo ano.

 

E os principais cargos estão relacionados à média e alta gerência e de nível técnico de suporte a gestão, sendo as seguintes: gerente de planejamento tributário, gerente de parcerias e canais, consultor de investimentos, analista de controladoria sênior e especialista tributário.

 

Sendo que a média salarial fica entre R$ 10 mil a R$ 15 mil e a necessidade de especialização é obrigatória para todos os cargos.

 

02 – Elevado número de vagas em sites de busca e no LinkedIn para profissionais qualificados

Parece que para o profissional da área financeira sobram vagas. Numa pesquisa rápida são mais de 1073 vagas disponibilizadas para analista sênior, gerente ou diretor financeiro, e cerca de 90% das vagas exigem a necessidade de uma especialização.

 

O profissional da área financeira tem a necessidade constante de atualização de novas técnicas e ferramentas já que o mercado encontra-se em franca expansão. As mesmas disciplinas já não são mais suficientes para lidar com a dinâmica do mercado.

 

Nesse aspecto as disciplinas como: Gestão e Planejamento Tributário, Administração de Negócio, Gestão de Marketing e Comercialização e Avaliação de Empresas (valuation), Fusões e Aquisições, fazem toda a diferença na área financeira.

 

03 – Alinhar prática de mercado, networking e troca de experiência com casos reais de sucesso;

Um MBA em Finanças precisa ir além de ter executivos somente nos seus bancos, mas como professores e palestrantes que tenham atuação de mercado e estejam vivendo os desafios do dia a dia da área financeira.

 

Por isso é preciso escolher um MBA que realmente traga em sua grade, aquelas disciplinas mais relacionadas ao mercado e que possuam opções de troca de experiências com profissionais de mercado.

 

As palestras com profissionais reconhecidos e as atividades práticas ao final dos módulos são características fundamentais de uma pós-graduação voltada para o mercado de trabalho.

 

O que você vai ganhar afinal?

Essa é uma das principais vantagens de fazer um MBA como uma vantagem competitiva, tanto na hora de uma promoção quanto na hora de procurar um novo emprego.

 

Adquirir novos conhecimentos para expandir a sua área de formação, bem como ter a acesso a técnicas e ferramentas práticas profissionais, são fundamentais para se tomar a decisão. Isso sem falar no networking gerado por meio da conexão com pessoas que tem o mesmo interesse, possibilitando maiores chances de ser promovido e com isso ter um aumento de salário.

 

Entretanto, saiba que para fazer um MBA é preciso ter em mente que o curso tem duração de no mínimo 12 meses e que requer esforço e dedicação. Além disso, quem optar por esse tipo de aprendizado precisa ter certeza de que é o momento ideal para voltar a estudar.

 

Leonardo Veloso

Professor Administração

Especialista em Gestão Comercial

Gerente Comercial