O que é Curso Tecnólogo

O curso de tecnólogo é uma modalidade de graduação de nível superior, que se concentra em uma área específica do conhecimento e é voltada para o mercado de trabalho.

 

Os cursos superiores de tecnologia, portanto, são cursos de graduação, uma das modalidades de nível superior, conforme a Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002, “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo”.

 

Outra característica desta modalidade de curso, é que eles são rápidos, com duração de 2 a 3 anos, o que permite ao aluno ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.

 

Qual a diferença entre o curso superior Bacharelado e o Tecnólogo?

O curso Bacharelado tem característica mais generalistas, enquanto o tecnólogo tem uma formação mais específica focado no mercado de trabalho. Outra característica é o tempo de formação, o tecnólogo é mais rápido.

 

Ao final do curso de tecnólogo tenho um Diploma ou um Certificado?

Com os cursos superiores de tecnologia você obterá um diploma de graduação em nível superior, de acordo com o art. 4º da Resolução da CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002.

 

Quem conclui o curso na modalidade Tecnólogo pode fazer pós-graduação e mestrado?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB em seu Art. 44, inciso III, especifica que os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, são abertos a candidatos diplomados em curso de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e o edital de seleção dos candidatos.

 

Posso concorrer a uma vaga em concursos públicos com diploma de tecnólogo?

A designação da qualificação do servidor é de autonomia do contratante, contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

 

Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnológico?

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

 

Conheça outras modalidades de curso superior

 

Bacharelado: forma profissionais generalistas. O estudante tem um panorama amplo da área, com disciplinas teóricas e algumas práticas. Ao terminar o curso, o aluno está apto a atuar em diversos ramos de uma mesma área do conhecimento, podendo se especializar em uma delas tanto com a experiência no mercado de trabalho como por meio de pós-graduações.

 

Licenciatura: forma essencialmente educadores. O currículo conta com disciplinas ligadas à Pedagogia e à Didática. Quem se forma em licenciatura pode dar aulas nos ensinos fundamental e médio.

 

Curso Sequencial: os cursos sequenciais são classificados como de nível superior, mas não conferem título de graduação e estão divididos em:

 

Curso superior sequencial de formação específica: confere diploma ao final do curso

 

Curso superior sequencial de complementação de estudos: concede certificado no término do curso, no entanto, esta modalidade não permite avanço na carreira acadêmica.

 

Diferenciais Cambury para cursos Tecnólogos

 

Pioneirismo e inovação são os principais diferenciais da Cambury, que foi uma das primeiras instituições a ofertar esta modalidade de curso no Centro-Oeste, tendo atualmente 13 cursos oferecidos na unidade Goiânia e outros quatro na unidade de Formosa. A Prática Cambury, é mais uma inovação em seu modelo de ensino que leva aulas práticas de mercado com empresas privada para todos os cursos, em todos os períodos. Este é um modelo inovador de ensino superior com interação entre aluno, professor e empresa para construção de uma sólida formação profissional.

 

Diferenciais Cambury para Direito – Bacharelado

 

– Na modalidade bacharelado, a Cambury oferece o curso de Direito, o único em Goiás que tem a formação voltada para atuação em carreiras no setor público;

– O estudante também pode concentra-se no direito empresarial;

– NPJ: Núcleo de Prática Jurídica: atendimento jurídico gratuito para a população;

– Corpo docente em sua maioria formado por mestres e doutores;

– Alunos aprovados no exame da OAB antes mesmo de concluírem o curso;

– Curso com duração de 5 anos.

Slide072
INSCREVA-SE