Hoje é o dia do estagiário! Saiba como funciona a Agência de Estágios Cambury

“A culpa é do estagiário!”. Quem nunca ouviu essa frase? Por não ser considerado um profissional ainda, o estagiário acaba levando a responsabilidade por alguns erros nas empresas. Mas, brincadeiras à parte, todos reconhecemos o valor dos estagiários, que se equilibram entre a vida acadêmica e as primeiras experiências no mercado de trabalho.

E, hoje, no dia 18 de agosto, comemora-se o Dia do Estagiário, que foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.

Essa lei define o estágio como “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

O período de estágio é muito importante para que o aluno aprenda as práticas do mercado de trabalho e pode ajudar o estudante a determinar os rumos que quer tomar na carreira. Além disso, dependendo do esforço do estagiário e da situação financeira da empresa, a efetivação pode acontecer.

Agência de Estágios Cambury

Apesar da importância do estágio, de acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios (ABRES), apenas 740 mil alunos do ensino superior no Brasil fazem estágio. O que é considerado um número pequeno, tendo em vista a quantidade de estudantes universitários: 8.027.297.

Isso se dá por existirem mais alunos que vagas de estágio. Considerando esse cenário, é importante que o acadêmico estude em uma instituição que o apoie no processo de estágio. Na Faculdade Cambury, por meio da Prática Cambury de Aprendizagem, a Agência de Estágios dá todo o suporte para que os alunos entrem no mercado de trabalho.

A Agência tem parceria com consultorias de empregos e estágios e disponibiliza diversas vagas aos alunos, diariamente. Além disso, faz a intermediação entre empresas e estudantes interessados em vagas de estágios.

A aluna de fotografia, Kettelyn Cardoso, de 22 anos, consegui estágio por meio da Agência e está vivendo uma experiência enriquecedora: “Vi a vaga no mural e me interessei muito, porque condizia com o horário do meu curso. E está sendo uma ótima experiência, está me acrescentando muito, tanto na área de fotografia, quanto audiovisual”.

Kettleyn ainda deixa uma dica para quem ainda não conseguiu um estágio: “Tem que ser persistente e correr atrás. A Faculdade Cambury disponibiliza muitas vagas também e tem parceria com muitas empresas legais, além de todos serem muito solícitos, caso você se interesse por uma vaga.”