Profissoes_2-01

10 ago Confira cinco carreiras que estão em alta

O mercado de trabalho está sempre se renovando, pois, se as relações sociais e os hábitos de consumo da sociedade mudam, as dinâmicas do mercado também passam por mudanças. Entretanto, ao analisarmos as médias de contratações dos últimos anos, podemos perceber que algumas profissões foram muito requisitadas e continuarão sendo pelos próximos anos.

Profissionais da área de tecnologia, marketing e estética, por exemplo, foram menos afetados pela crise econômica e política que se instaurou no nosso país; e essas áreas continuam com perspectivas de crescimento contínuo. Veja algumas das carreiras que estão em alta:

1 Estética

O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de consumo de produtos estéticos, atrás dos Estados Unidos e da China. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de Estética teve crescimento de 10% ano nas últimas duas décadas.

Porém, devido ao crescimento do mercado, os consumidores estão cada vez mais exigentes e preferem profissionais que possuem conhecimento em procedimentos específicos. Por isso, é necessário que os interessados tenham formação na área e se atualizem constantemente. O objetivo do curso de Estética é capacitar o profissional no cuidado da beleza e do bem-estar das pessoas.

2 Analista de Compras

Esse profissional é responsável pela aquisição de produtos e serviços que a empresa necessita. Faz planejamentos, orçamentos, análises de custos e benefícios e supervisão da entrega dos produtos, entre outras funções. Também realiza negociações e prospecção de novos fornecedores.

O analista de compras pode ter formação na área de Logística. Vem sendo um profissional requisitado, pois as empresas buscam analistas que saibam buscar novas oportunidades e fornecedores que gerem redução de investimentos nos itens a serem comprados.

 3 Consultor Comercial

O consultor comercial gerencia a comercialização dos produtos da empresa, planejando e controlando as metas. Busca novas oportunidades negócios para o local onde trabalha, e avalia resultados, garantindo que as vendas cresçam e atendam os interesses da empresa e também dos consumidores.

Não há uma formação específica para o consultor comercial, porém Marketing e Gestão Comercial são cursos que trarão conhecimentos essenciais para quem deseja trabalhar na área. A profissão de Consultor Comercial está em alta devido ao interesse das empresas de ampliarem seus negócios e continuarem fortes no mercado.

4 Profissional de Trade Marketing

O Trade Marketing é um departamento relativamente novo na maioria das empresas, mas vem ganhando espaço devido à importância das ações que realiza. De forma geral, o profissional de Trade Marketing é responsável por controlar verbas promocionais, avaliar oportunidades de negócios em cada canal de distribuição e definir focos de atuação.

O trabalho desse profissional pode aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro da empresa. Além disso, o Trade Marketing é o elo entre o departamento comercial e o de Marketing. Para desenvolver as diversas funções relacionadas ao cargo, é necessário possuir formação na área.

5 Diretor de Recursos Humanos

Esse é o profissional responsável pela organização de todos os funcionários da empresa. O diretor de RH delega funções, monitora empregados, estrutura programas de desenvolvimento e treinamento, elabora o planejamento de carreiras, cargos e salários; e garante a qualidade dos colaboradores, de acordo com a legislação.

A demanda por profissionais da área está em alta, pois, devido às mudanças do mercado, as empresas estão muito mais interessadas em manter seus talentos motivados e em reestruturar seus planos de carreira e sucessão. Para atuar na função, é necessária a formação em Recursos Humanos.

Estude na Cambury

A Faculdade Cambury, sempre em sintonia com o mercado de trabalho, oferece cursos de ensino superior em todas as áreas citadas que estão que estão em alta. Por meio da Prática Cambury de Aprendizagem, os cursos de Estética e Cosmética, Gestão Comercial, Marketing, Logística, e Gestão de Recursos Humanos preparam o aluno para o mercado de trabalho.

A Prática Cambury de Aprendizagem (PCA) é um método de ensino inovador, onde os alunos estão sempre em vivências práticas. A PCA é uma matéria semestral, incluída na grade curricular, e garante que o aluno aprovado receba uma certificação intermediária no fim de cada semestre, aumentando suas chances de empregabilidade.

 



INSCREVA-SE