Cambury recebe nota 4 no MEC e é considerada uma das melhores de Goiás

 

No ano em que a Faculdade Cambury completa 25 anos no mercado universitário a Instituição comemora agora mais uma conquista: nota 4 no conceito institucional do MEC, sendo quase a nota máxima. Três avaliadores do Ministério da Educação (MEC)/INEP visitaram a Instituição no início de agosto.

Após reunir-se com a direção, colaboradores, professores e alunos, conhecer a infraestrutura e a organização didático-pedagógica, o MEC atribuiu nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Um dos pontos em destaque foi a acessibilidade presente na veia da Cambury.

Confira os conceitos avaliados:

 

 1: A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 

A Cambury cumpriu, na íntegra, com tudo que envolve o planejamento que consta nesse documento. O PDI consiste em uma carta de compromisso que a Instituição assume perante os dirigentes, docentes, discentes e técnico-administrativo.

 

 2: A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

 

Com o objetivo de facilitar o ingresso no ensino superior, a Cambury tem programas de bolsas, por meio do vestibular, monitoria e também por meio da OVG. A Instituição também atende o FIES e oferece cursos de pós-graduações em diversas áreas do conhecimento. O NUPECAM (Núcleo de Pesquisas Cambury) oferta um amplo espaço para pesquisa com muitas opções de campos.

 

3: A responsabilidade social da Instituição, considera especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

 

A Cambury tem um viés social de grande importância perante a sociedade. Eventos como Círculo do Conhecimento e Multicidadania oferecem atendimentos gratuitos, bem como o NPJ (Núcleo de Prática Jurídica).

Frequentemente a Cambury arrecada doações em diversos segmentos com o objetivo de entregar para instituições filantrópicas.

 

 

 4: A comunicação com a sociedade

 

Além dos eventos, a Cambury tem diversos meios de comunicação com a sociedade: rádio tv web com transmissões pela internet, redes sociais, jornais, outdoors. Internamente a Instituição tem a Ouvidoria, o PAIC (Programa de Avalição Cambury), murais e um atendimento diferenciado, com proximidade entre os coordenadores de curso, professores e alunos.

 

5: Políticas de pessoal

 

A Cambury pensa no bem-estar de seu corpo docente e administrativo. Investe nos profissionais ao conceder cursos de qualificação e capacitação, como por exemplo, Libras. Treinamentos em áreas específicas também são realizados com frequência. Bolsas de estudos para colaboradores, professores e seus familiares em primeiro grau também compõe outro diferencial da Cambury.

 

6: Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento da representatividade e dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios

 

A Instituição, como um todo, tem organização e gestão integradas, com hierarquias que visam o aprendizado. Assim, há a direção estratégica, mantenedor, colegiado de cursos, gerências e coordenações, equipe operacional, escola de cursos, NDE (Núcleo Docente Estruturante), CPA (Comissão Própria de Avaliação), entre outros.

 

7: Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

 

A acessibilidade está presente na veia da Cambury, a faculdade dá prioridade a quem tem necessidade. A biblioteca tem acervo amplo e atualizado e a instituição oferece mecanismos para pesquisas e estudos, a partir do NUPECAM (Núcleo de Pesquisa Cambury) e o NUPESCRIMP (Núcleo de Pesquisa Criminal Cambury).

 

8: Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.

 

A CPA (Comissão Própria de Avalição) trocou todos os quadros das salas de aula. Os professores recebem feedback por meio do PAIC (Programa de Avaliação Cambury). A ouvidoria também compõe um importante papel nesse processo de planejamento e avaliação.

 

9: Políticas de atendimento aos discentes

 

Os alunos Cambury contam com atendimento diferenciado na Instituição. Agência de Emprego e Estágio, Núcleo de Apoio Pedagógico, secretaria geral, Núcleo de Prática Cambury, biblioteca, Núcleo de Pesquisa Cambury (NUPECAM), sala dos professores e redes sociais são alguns exemplos.

 

10: Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

 

No âmbito do ensino superior a Cambury sempre está atenta ao mercado e, consequentemente, oferta novos cursos, como Psicologia e Engenharia Civil, que está em processo de aprovação. A previsão é que Administração e Ciências Contábeis são graduações que estão previstas para constar na grade em breve.