Biblioteca Da Faculdade Cambury é Inclusiva

Com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência e, assim, incentivar a prática da leitura e dos estudos, a Biblioteca da Faculdade Cambury possui diversos materiais que proporcionam a inclusão desse grupo ao mundo dos livros dentro da Instituição.

O espaço possui livros atualizados sobre “Linguagem dos Sinais”. Há o Código de Defesa do Consumidor em braile e também teclados de computador em braile e fone de ouvido, que permite aos deficientes visuais terem acesso à máquina. As portas de acesso são amplas e o local não possui degraus e também conta com uma escada que facilita a retirada de livros de estantes mais altas. Os colaboradores da biblioteca passam por constantes treinamentos em Libras, que são ministrados por profissionais renomados na área e acontecem na Faculdade Cambury.

Segundo a bibliotecária responsável Lílian Chaveiro, a acessibilidade e inclusão configuram como uma importante ferramenta no mundo atual, especialmente porque o espaço recebe também pessoas de fora da Instituição. “No contexto social a biblioteca apresentar-se de forma inclusa é muito importante, pois garante oportunidade para todos fazerem uso dela. Para esse público, significa mais independência e autonomia. Estamos preparados para atender essas pessoas”, explica Lílian.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos ao último Censo (2010) revelam que o Brasil conta hoje com aproximadamente 23,91% de brasileiros com algum tipo de deficiência, o que em números representa 45,6 milhões de pessoas, desse total cerca de 13% moram em Goiás.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade Cambury

Tags:


INSCREVA-SE