Saiba a importância de fazer uma graduação focada na prática

shutterstock_college_students-1280x960

22 set Saiba a importância de fazer uma graduação focada na prática

Uma das maiores reclamações dos recém-formados é a falta de experiências nas funções  da profissão escolhida. Ou seja, os alunos saem da faculdade despreparados para as situações que terão que enfrentar no mercado de trabalho. Em contrapartida, as empresas também percebem a inexperiência dos novos profissionais. Diante desse cenário, saiba qual a importância da prática na graduação:

Escolha o melhor curso para você

De acordo com o Censo do IBGE, o percentual do número de brasileiros com diploma de ensino superior no Brasil cresceu de 4,4% para 7,9% entre o ano de 2000 e 2010. E esse número continua crescendo, devido aos incentivos do governo, aos novos moldes do ENEM, às cotas sociais e raciais, entre outros fatores. Enfim, há inúmeras maneiras de você começar a graduação.

O importante é escolher o curso certo, para ter sucesso no mercado e não se arrepender posteriormente. Para isso, tente conhecer bem a si mesmo, entenda seus desejos e pesquise bastante sobre os cursos que se encaixam no seu perfil. Você também pode buscar referências com parentes e amigos que já estão na faculdade e no mercado de trabalho. Aqui vão algumas dicas para escolher seu curso:

  • Identifique sua área de interesse
  • Pense nas suas habilidades e em qual profissão se encaixam
  • Faça testes vocacionais
  • Converse com profissionais
  • Analise as grades curriculares e prefira cursos com atividades práticas

Faça a diferença com a prática!

Agora, você já sabe que entrar numa instituição de ensino superior  não é tão difícil como antigamente. O número de formados está crescendo e, consequentemente, as exigências do mercado também. Se o diploma deixou de ser um diferencial, para ser uma obrigação, como fazer a diferença no mercado de trabalho?

O ideal é escolher um curso que te proporcione vivências práticas da profissão. As aulas práticas ajudam o aluno a fazer correlações com o conteúdo da sala de aula e, dessa forma, o conhecimento é melhor absorvido.

Com essas experiências, você sairá da faculdade com uma grande vantagem competitiva, pois não  sentirá despreparo diante das dificuldades da profissão e desenvolverá suas habilidades com maior confiança.

Saiba como funciona a PCA

A Faculdade Cambury, ciente das exigências do mercado de trabalho, desenvolveu um método de ensino inovador: a Prática Cambury de Aprendizagem (PCA), que permite ao aluno ter uma vivência profissional e sair pronto para o mercado de trabalho.

A PCA é uma matéria, inclusa na grade curricular. A cada semestre, os alunos realizam um trabalho com empresas parceiras da Cambury. Caso o trabalho obtenha sucesso, os alunos recebem uma certificação intermediária específica, relacionada à profissão.

Esse é um momento ímpar de integração entre a teoria e a prática, as empresas visitadas entendem esta proposta como um diferencial, pois representa uma oportunidade para que os alunos obtenham destaque no mercado de trabalho.

Portanto, pense bem no curso que melhor se encaixa no seu perfil e escolha uma instituição que te garanta vivências práticas. Certifique-se de que os seus anos de esforço farão de você um destaque na profissão escolhida.

Gostou desse texto? Então curta nosso facebook e confira nossos outros conteúdos!

 

Link para a pesquisa do Censo: Guia do Estudante