Fotos de uma corrida de Fórmula 1 com uma câmera de 104 anos

F1Fotos13

28 ago Fotos de uma corrida de Fórmula 1 com uma câmera de 104 anos

Provavelmente nenhum outro esporte funcione tanto ao redor da tecnologia quanto a Fórmula 1. Desde os próprios carros, passando pelos sistemas de comunicação, monitoração e segurança, tudo depende de tecnologias de ponta para que o espetáculo da Fórmula 1 funcione – chegando até às maneiras de se registrar as corridas, das câmeras de vídeo às fotográficas. Foi justamente por isso, para desafiar tal lógica em busca de um resultado artístico e documental inovador e interessante, que o fotógrafo Joshua Paul decidiu promover uma verdadeira colisão de épocas, ao fotografar uma corrida com uma câmera de 104 anos de idade.

Para realizar tal procedimento e conseguir registrar em imagens a corrida utilizando uma câmera Graflex 4×5, fabricada em 1913, Paul precisou prestar especial atenção em detalhes e no tempo. A Graflex, afinal, permite somente a retirada de poucas fotos, numa velocidade incrivelmente mais baixa que as câmeras atuais. A beleza de suas fotos está também no fato de que cada uma delas precisou ser devidamente pensada e tirada com precisão.

Paul vem tirando fotos de corridas de Fórmula 1 há 4 anos, e se inspirou para esse projeto em uma reportagem de 1969 em que um fotógrafo propositalmente registrou uma corrida de Fórmula Indy em fotos borradas e sem foco.

A sugestão de velocidade fica evidente em cada imagem, mas também a sensação de fugacidade e instantaneidade que os perigos e a intensidade de uma corrida saltam das fotos de Paul – como se os 104 anos entre 1913 e 2017 pudessem se passar na velocidade de um carro de Fórmula 1.

 

Fonte: Hypeness